top of page
Sonoridad.jpg

Um pouco de nossa história…

O Grupo Sonoridad, criado pela professora Ingeburg Hasenack em 1963 sob o nome “Fröhliches Kränzchen” (“Rodinha Alegre”), é um grupo instrumental musical, tendo em seu repertório músicas populares, folclóricas, eruditas e sacras, tem como peculiaridade seu instrumental, com timbres de marimba, vibrafone, metalofone, violão, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e flautas em sua composição.
 

O grupo criou experiência nestes mais de 50 anos, sempre amadurecendo e criando novas perspectivas e propósitos de existência. Passaram por ele muitos alunos e participantes que continuam dedicados à música e sua mensagem de harmonia.

Em 1989, o Grupo Sonoridad fez sua primeira excursão internacional. Na Alemanha, participou da “Jornada da Igreja”, em Berlim. Poucos anos depois, em 1993, gravou pela primeira vez, um repertório folclórico e popular, uma fita-cassete, nos estúdios da Gravadora ISAEC.

No ano seguinte, em 1994, realizou sua segunda turnê pela Alemanha, concentrando 46 apresentações em apenas 42 dias. Salas de teatro, escolas, comunidades, clínicas e asilos num amplo giro por cidades como Berlim, Frankfurt, Paderborn, Wittenberg, Rosslau, Gütersloh.

Em dezembro de 1998, o Grupo Sonoridad gravou seu primeiro CD, “Vento Sul”, contendo músicas folclóricas brasileiras, em 1999, o grupo Sonoridad concretizava uma nova e exitosa turnê pela Alemanha, realizando 28 concertos em cidades como Berlim, Nürnberg, Bayreuth, Rothenburg o.d. Tauber, Darmstadt, Wittenberg, Rosslau e outras.

No ano de 2000, gravou seu segundo CD, chamado “Sementes”, em 2003, foi lançado o CD “Sons da Nossa Terra”, com música popular brasileira e peças clássicas de Villa-Lobos, Bach e Beethoven.

Em 2004, o Grupo Sonoridad fez sua quarta turnê pela Alemanha, apresentando-se com 25 concertos, em 2006 foram lançados o livro e o CD “Melodias da Infância”, com arranjos do compositor Tiago Kreutzer e aquarelas de Luiz Proença.

A coordenação é realizada por sua fundadora, professora Ingeburg Hasenack, contando desde 1989 também com o trabalho do professor Irineu Krüger na área de composições, arranjos e variações.

O nome SONORIDAD foi escolhido pelos integrantes do grupo em função de manifestações do público com respeito à sonoridade encantadora dos instrumentos e das interpretações do grupo.

tante-inge.jpg
bottom of page