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Placas

Marimba, Vibrafrone, Glockenspiel, Xilofone Baixo, Piano

Percussão

Bateria e Bloco Sonoro

Cordas

Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo

Sopros

Flauta Doce, Flauta Transversal

Placas

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Marimba

A Marimba é um instrumento cuja origem ainda um mistério, não se sabe ao certo onde surgiu tal objeto. Porém, desconfia-se que os primeiros instrumentos desse tipo surgiram de montagens de barras de madeira alocadas sobre buracos na própria terra e golpeado por paus para gerar o som.

A marimba moderna, ou a conhecida atualmente, agora, não apenas se trata de um instrumento das orquestras, mas também, um instrumento de solo graças a altura atingida pelo som que tal é capaz de produzir pelos seus tubos. Esse instrumento utilizado nos dias de hoje possui seu “keyboard” feito em madeira rosa (“rose Wood”) e seus ressonadores tubulares são confeccionados em bronze. Esses instrumentos se diferem por faixas de tamanho, mas os mais populares são o de quatro e meio ao de cinco oitavos. A marimba é um instrumento de percussão.

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Vibrafone

A origem do vibrafone se dá nos Estados Unidos no início do século XX. Ainda na primeira década desse século a companhia Leedy Manufacturing Company desenvolveu um instrumento chamado Steel Marimbaphone com uma extensão de três oitavas (Fá2 a Fá5).

Com um motor acoplado ao instrumento rente ao chão e com placas pulsantes que faziam um movimento para frente e para trás inseridas no topo dos tubos de ressonância, conseguiu-se extrair um efeito inicial de vibrato . Este instrumento acabou por receber o nome de vibrafone.

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O Glockenspiel é um instrumento musical idiofone percussivo, definido como de altura definida ou de som determinado. Seu nome em alemão, traduz-se como “jogo de sinos”.

Trata-se de um tipo de metalofone portátil, bem mais agudo, em geral sem ressoadores, e com lâminas feitas de metal, dispostas também como as teclas de um piano. As baquetas em geral apresentam cabeças duras em madeira, borracha ou metal, conforme o efeito desejado.

Glockenspiel

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Piano

O piano (o mais versátil dos instrumentos) e, na verdade, um instrumento de cordas percutidas, munido de um maquinismo e de uma grande caixa de ressonância. O maquinismo é o complexo aparelho que faz vibrar as cordas e se compõe, basicamente, de teclas, escapes, martelos, abafadores e pedais. O som é produzido pela pressão das teclas, que acionam martelos de madeira recobertos com feltro, que, por sua vez, percutem as cordas.

Percussão

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No século XVI, eram comuns violinos menores, como os chamados “pochette”, usados pelos mestres de dança e que eram guardados nos bolsos (poches) de suas casacas.

Na verdade, porém, a partir das inovações introduzidas por Antonio Stradivarius, por volta de 1700, o instrumento passou por pequenas, mas significativas mudanças estruturais, para que pudesse atender às necessidades das sucessivas gerações de compositores e intérpretes. No século XIX, o surgimento das grandes salas de concerto e o aparecimento da figura do “virtuose” levaram às alterações que lhe deram a feição definitiva e que redundaram num timbre mais volumoso e brilhante.

Bateria

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Percussão

A percussão é o som produzido pelo choque entre dois corpos. Como numa palma, uma pancada desferida a uma mesa (ou qualquer objeto), ou a um instrumento musical.

Na música, chamamos de percussão uma leva gigante de instrumentos que têm uma função rítmica e que não podem ter uma afinação precisa. Assim, são chamados de instrumentos de altura indefinida. Na lista, temos instrumentos como os tambores, pratos, e miúdos como ganzá, reco-reco, carrilhão etc.

Cordas

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Violino

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Viola

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Violocello

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Desenvolvido no século XVI pelos italianos Andrea Amati, de Cremona, e Gasparo da Salò, de Brescia, a partir do aperfeiçoamento do primitivo instrumento de 3 cordas, parece, à primeira vista, que, dessa época  até os dias de hoje, o violino não sofreu transformações em sua estrutura. No século XVI, eram comuns violinos menores, como os chamados “pochette”, usados pelos mestres de dança e que eram guardados nos bolsos (poches) de suas casacas.

Estruturalmente idêntica ao violino, embora de dimensões um pouco maiores, a viola, derivada da chamada “viola de braço”, integra regularmente a orquestra sinfônica e o quarteto de câmara. Seu timbre é ligeiramente mais grave que o do violino (uma quinta abaixo) e suas 4 cordas são, como no violino, afinadas em quintas (dó2, sol2, ré3 e lá3).

De estrutura semelhante à do violino e à da viola, diferencia-se destes pelo comprimento (1,19 m.), como também pela caixa de ressonância, proporcionalmente mais funda. Possui 4 cordas afinadas uma oitava abaixo das cordas da viola, também em quintas (dó1, sol1, ré2 e lá2), e seu registro médio é de 3 oitavas e meia.

O mais grave e maior instrumento de cordas e arco, o contrabaixo surgiu também no século XVI, na Itália, modelado a partir do “violone”, instrumento de cordas medieval. No decorrer dos séculos, foram feitas várias experiências no tocante a suas dimensões, estrutura da caixa de ressonância e número de cordas.

O contrabaixo usado atualmente mede 1,82 m. de comprimento e possui 4 cordas afinadas em Quarta (mi, lá, ré e sol). Seu registro médio é de pouco mais de duas oitavas, começando pelo “mi” mais grave da escala. Para solos, utiliza-se, muitas vezes, um instrumento um pouco menor, que apareceu no século XVII. Às vezes, podem ter uma Quinta corda, afinada em Dó superior.

Contrabaixo Acústico

Sopros

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Com frequência, é conhecida como flauta de bico, por tradução direta de seu nome francês: flût a bèc. Bastante utilizada em orquestras que utilizam os chamados instrumentos originais, com a recuperação da música do passado, em especial do período barroco.

São construídas de madeira, como no passado, com a sua forma ligeiramente cônica e a sua parte mais estreita para o final. No extremo superior, têm um corte chanfrado reto, pelo qual o intérprete sopra através da boquilha, com o instrumento colocado na posição vertical. O corpo sonoro tem uma série de orifícios que o intérprete pode obturar ou deixar abertos, para encurtar ou alongar o comprimento da coluna de ar.

Flauta Doce

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Um dos instrumentos mais antigos, a flauta transversal, utilizada regularmente na moderna orquestra sinfônica, surgiu no século IX, antes de Cristo, provavelmente na Ásia. Introduzida na Europa Ocidental através da cultura bizantina, no século XII depois de Cristo, era geralmente associada à música militar. Somente na segunda metade do século XVII é que passou a integrar a orquestra.

Flauta Transversal

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